quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Infecções de pele por fungos


Infecções de pele por fungos

Fungos são microorganismos que, como as bactérias e os vírus, parasitam as células e os tecidos humanos.
Há vários tipos de fungos, mas neste capítulo serão enfocados basicamente 3 tipos:
a) Monilíase Oral: é uma moléstia causada por um fungo Monilia acometendo basicamente a cavidade oral ou região de fraldas dos bebês. É popularmente conhecido como “sapinho”. Também acomete pacientes com alguma doença que causa depressão da imunidade, como câncer ou AIDS.

b) Candidíase Vaginal: é uma moléstia causada pelo fungo Candida albicans, em que ocorre intenso prurido (coceira) vaginal e corrimento, podendo até ser um desencadeante de parto prematuro quando acomete pacientes grávidas;

c) Tíneas: são as famosas “micoses”, que acometem couro cabeludo (Tinea capitis), corpo (Tinea corporis) e região entre os dedos (Tinea pedis ou frieira), dentre outras.

A causa principal de crescimento e infecção dos fungos é a associação de 2 fatores básicos: locais quentes e úmidos, em que a ventilação é difícil.

Em geral, os sintomas de infecção fúngica são:

- coceira;

- descamação local;

- área esbranquiçada da pele.

Existe tratamento específico para doenças provocadas pelos fungos, que são os antifúngicos tópicos (pomadas locais, como a Nistatina) e orais (medicações mais fortes, como Fluconazol, usada em dose única, porém em miligramagem alta).
O melhor tratamento, como em toda doença, é a prevenção. Evitar o uso de roupas apertadas e quentes, facilitar a “ventilação” local (arejamento) e usar talcos anti-perspirantes são medidas simples, porém extremamente eficazes no combate e tratamento da infecção fúngica.

Clique
aqui e veja mais informações sobre este tema tão freqüente.

* Isabel Filomena Bechara Khouri