quinta-feira, 6 de março de 2008

Conselhos para uma vida mais longa


Conselhos para uma vida mais longa

Dr. Fernando A. Lucchese


Vitaminas e Medicamentos

1. Consuma alimentos com vitamina C três vezes por dia, ingerindo mais do que 600mg por dia.
2. Consuma 400 U de vitamina E por dia.
3. Consuma 400mg de ácido fólico por dia.
4. Tome 400 U de vitamina D por dia.
5. Tome 1.000mg ou 1g de cálcio por dia.
6. Não consuma mais do que 5.000 U de vitamina A por dia.
7. Tome 325mg de aspirina por dia.
8. Não ingira suplementos com ferro e reduza sua ingestão de sal.


Alimentos, Bebidas e Dietas

9. Reduza ao mínimo gorduras saturadas e frituras
10. Não coma entre as refeições tira gostos de baixo poder nutritivo e ricos em gordura e calorias.
11. Tome café da manhã completo.
12. Tome 1 a 3 drinks alcoólicos (para homens) e 1 drink alcoólico (para mulheres) por dia, o cálice de vinho é a medida exata.
13. Ingira número de calorias semanais semelhante às expendidas.
14. Ingira óleos insaturados, de canola, milho até na forma natural.
15. Baseie a alimentação em verduras, legumes, frutas, peixes e aves (sem pele).
16. Coma mais vezes durante o dia menor quantidade de alimentos. Coma devagar.
Aprenda a saborear a refeição.


Exercício
17. Caminhe pelo menos 30 minutos 4 vezes por semana.
18. Faça exercícios de alongamento e flexão 3 vezes por semana.
19. Conheça e pratique uma modalidade desportiva que possa ser praticada até mesmo na terceira idade

Stress e Comportamento

20. Durma mais de 6 e menos de 9 horas por dia. Relaxe antes de dormir com leitura leve, por exemplo.
21. Participe de um ou mais grupos sociais.
22. Case-se e mantenha-se casado com esposa estável e bem educada.
23. Torne-se bem educado.
24. Aprenda a reduzir seu nível de stress descobrindo como você se coloca sob tensão.
25. Viva dentro do seu orçamento.
26. Pare de tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Organize-se.
27. Mantenha agenda organizada.
28. Evite se apressar. Planeje com antecedência.
29. Quebre o ritmo do stress, fugindo doas tensões diárias com livros, esportes, hobbies, passatempos.
30. Organize seu lazer como se fosse um compromisso.
31. Não se impaciente demais. Poucas coisas são assim tão urgentes.
32. Verifique se o objetivo pelo qual você está lutando tanto é realmente o que você quer. Revise suas premissas.
33. Evite a raiva. É ela quem mata.
34. Exercite a solidariedade, ajude amigos em momentos difíceis.
35. Pergunte-se se precisa ser mesmo tão competitivo.
36. Esforce-se por mudas as coisas que precisam ser mudadas em sua vida, mas aceite com serenidade as coisas que você não pode mudar.
37. Fuja da encrenca.
38. Ria muito e tenha amigos bem humorados. Fuja dos chatos e deprimidos
39. Faça exercícios regularmente.
40. Coma devagar. Saboreie os alimentos.
41. Tenha uma religião. Acredite em algo.
42. Procure sonhar acordado, na medida certa para manter a vida interessante.


Para Evitar a Doença

43. Identifique os seus riscos genéticos e reduza-os.
44. Faça as vacinas recomendadas pelo seu médico
45. Mantenha sua pressão arterial menor do que 130/90.
46. Evite trabalhar e viver em ambiente poluído.
47. Use cinto de segurança e dirija com cuidado.
48. Não fume e não permaneça em local fechado com fumantes.
49. Patrulhe sua saúde, visite seu médico, siga seus conselhos.
50. Organize seu arquivo de saúde. Guarde todos os seus exames e receitas

Fonte:Pe.Marcelo Rossi

sábado, 1 de março de 2008

Cuide da sua saúde, proteja seu coração, tome vinho


Cuide da sua saúde, proteja seu coração, tome vinho

A clássica saudação que acompanha um brinde, Saúde!, usualmente expressada em agradáveis momentos e em boa companhia, utilizada, em geral, pelo ato de alimentar-se, no caso do vinho pode ser a mais verdadeira expressão. Pesquisas científicas desenvolvidas em diversos países comprovam que o consumo de vinho tinto, em quantidade moderada, contribui de forma favorável para a saúde do organismo humano, aumentando a qualidade e o tempo de vida.

Estudos recentes de nutrição e doenças cardiovasculares, apresentam a utilização do vinho como elemento de importante relevância na prevenção e tratamento destas doenças. O resultado positivo, observado nestas pesquisas, principalmente no tratamento, deve-se à presença de substâncias Antioxidantes, Digestivas e Vasodilatadoras encontradas na casca da Uva. Estas pesquisas, revelam ainda importantes relações entre a ingestão de Bebidas Alcoólicas, não só o vinho, e a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares.
Os antioxidantes, assim designadas substâncias naturais que previnem ou retardam o processo de oxidação celular (adição de oxigênio à uma molécula), encontrados no vinho sob a forma de Flavonóides (como Luteonina e Quercitina), e Extratos fenólicos ou polifenólicos, exercem amplo efeito na redução dos níveis da Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL- Colesterol), popularmente conhecido como mau-colesterol, e aumento dos níveis séricos da Lipoproteína de Alta Densidade (HDL-Colesterol), bom colesterol, que tem efeito protetor sobre o Sistema Cardiovascular do organismo, devido à específica atividade antioxidante. O colesterol deposita-se nas artérias, formando placas, diminuindo o espaço por onde circula o sangue e podendo até causar endurecimento dos vasos (aterosclerose). Com o calibre das artérias reduzido, menos oxigênio chega ao coração. Se a quantidade de oxigênio for insuficiente, o tecido pode morrer. É o infarto do miocárdio (o músculo do coração).

Adicionalmente, é válido ressaltar que as substâncias antioxidantes, protegem as células do organismo da ação dos Radicais Livres, relacionados com as doenças do envelhecimento celular e orgânico, onde atua na redução da oxidação dos lipídios, diminuindo as placas de arteriosclerose. Desta forma verifica-se que as substâncias presentes na casca da uva, quando ingeridas, desenvolvem maior resistência aos capilares sangüíneos. Vale considerar que o produto da fermentação da casca da uva, concentrado em substratos antioxidantes, exerce ação até mais efetiva que a de outras substâncias Antioxidantes, como é o caso da Vitamina E. Por esta razão, atua muito favoravelmente, protegendo os capilares sanguíneos pois diminui a sua capacidade aterogênica e desenvolve maior resistência às células cardiovasculares.
A análise destas pesquisas apresenta outro elemento importante ralacionado com a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares, o Resveratrol. Este elemento também é classificado como antioxidante, no entanto sua atuação se dá como coadjuvante no processo de nutrição agindo diretamente sobre a absorção das gorduras saturadas. No trato intestinal, quando as moléculas gordurosas são degradadas para utilização como fonte energética ou reserva, o Resveratrol age como um detergente, por exemplo, que carrega consigo as moléculas de gordura. Assim sendo, pode-se concluir que seu efeito é preventivo, atuando como antiplaquetário, ou seja, impedindo a agregação plaquetária nos capilares sangüíneos.

Todas as pesquisas observadas correlacionam a digestão das gorduras saturadas com o efeito do Resveratrol. Desta forma, observa-se que o sua ação é mais efetiva e prolongada quando a bebida é consumida junto com a alimentação. Na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares preconiza-se a utilização de um cálice de vinho juntamente com as refeições almoço e jantar.

Além disto, existem pesquisas em que a associação entre a ingestão moderada de bebidas alcóolicas, dieta e fatores de risco cardiovasculares estão intimamente relacionados com a prevalência e incidência destas doenças. Os resultados obtidos através destes estudos evidenciam que a ingestão de álcool proporciona uma redução da morbi-mortalidade por doenças cardiovasculares, e uma expectativa de vida maior. No entanto, este assunto torna-se delicado, uma vez que o álcool pode causar dependência e mudança do comportamento social. Desta forma, a educação e o auto-controle passam a ser fatores indispensáveis para a utilização deste importante auxiliar.

O vinho respeitadas as doses moderadas, também favorece as funções digestivas, tanto na fase cefálica, por estimulação secretiva, como na parte gástrica, aumentando a secreção salivar da ptialina. Estimula a mucosa gástrica, a secreção do ácido clorídrico e a produção da bílis. Tem ação psicotrópica, porque o aldeído se combina com a adrenalina, fixando as células do Sistema Nervoso Central, provocando antidepressão e sedação, além da ação diurética.




Em razão de que as substâncias citadas - antioxidantes, digestivas e vasodilatadoras - encontram-se concentradas na casca da uva, considera-se importante destacar a ação do vinho tinto, uma vez que para a produção do vinho branco a casca não é desprezada. Desta forma, o vinho branco possui muito pouca relação com os benefícios acima destacados. Pesquisas relacionando a utilização do suco de uva não obtiveram os mesmos resultados, uma vez que o suco não resulta da fermentação da casca.

A presença de álcool no vinho tinto reforça ainda mais seus benefícios na preventratamento de doenças cardiovasculares, considerando sua a utilização do suco de uva não apresenta os mesmos resultados, destaca-se o efeito do vinho tinto. No entanto, suas propriedades tornam-se mais relevantes quando sua ingestão acontece durante a refeição.

Diante de tudo isso, não queremos afirmar que a população deva ser encorajada à consumir bebidas alcoólicas, especialmente o vinho, para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares. O perigo do abuso e as penalidades sofridas por bebedores excessivos são muito grandes para serem ignoradas. Justamente por isso é que deve haver um maior conhecimento e uma maior compreensão à respeito do assunto e de suas implicações. O vinho é uma bebida nobre e como tal deve ser tratado. Seu consumo deve realizar-se com moderação, nas horas certas e com o objetivo de proporcionar
Saúde!